A Enginstrel Engematic foi fundada em 17 de janeiro de 1973 e desde então veio revolucionando a indústria de instrumentação. No inicio a ideia era promover uma assistência técnica de alto gabarito aos usuários de instrumentos de controle e de processos industriais, num momento em que a quase totalidade dos equipamentos em uso eram importados.
Logo no primeiro ano de funcionamento, seus fundadores perceberam o grande potencial do mercado de instrumentação, a partir deste momento projetaram um futuro promissor para a Empresa, foi desta forma que ela começou a transformar-se para indústria de instrumentação.
1975, obedecendo assim aos anseios de seus fundadores e as diretrizes pré estabelecida para aquela época, a Enginstrel lançou em o seu primeiro instrumento: O Anunciador de Alarmes, principal produto da empresa durante vários anos. O Anunciador de Alarmes teve grande aceitação no mercado nacional, e é usado até hoje nos mais diversos tipos de processos industriais.
A Enginstrel Engematic contrariando ao período crítico que se apresentava a todas as empresas no final da década de 70, continuava a crescer e a lançar novos produtos no mercado, o exemplo foi na linha de conversores e monitores de temperatura que foi lançada em 1977.
1980, mais uma vez a Enginstrel inovou e lançou uma nova versão de transmissores de temperatura a dois fios “Two Wire”.
Um grande impulso foi obtido em 1984 quando a Enginstrel adquiriu o ativo da empresa Fischer & Porter do Brasil, época em que começou a produzir a linha eletropneumática composta dos conversores e posicionadores.
1985, continuando a sua política de diversificar a sua linha de produtos, foram lançados o medidor de vazão e o indicador de temperatura multiponto.
1986, a Enginstrel assinou um contrato comercial com a empresa norte-americana Rosemout, passando desta forma, a comprar sensores capacitivos, os quais foram utilizados por muitos anos na fabricação de transmissores de pressão diferencial.
1987, a Enginstrel experimentou o maior impulso de sua história. Nesse ano assumiu a antiga Engematic, empresa até então estatal, ligada à EMBRAER. Com essa compra surgiu a atual ENGINSTREL ENGEMATIC INSTRUMENTAÇÃO LTDA.
Para a ENGINSTREL foi muito importante esta fase, pois com a mudança do parque industrial para SOROCABA, na antiga sede da ENGEMATIC, possibilitou a ampliação e a melhoria de sua capacidade produtiva, tornando-a altamente competitiva dentro do mercado nacional.
Em meados de 1989 a ENGINSTREL ENGEMATIC adquiriu a MICROSTRAIN, , fabricante de células de carga utilizando a tecnologia dos STRAIN GAGES. A divisão MICROSTRAIN já se encontra em operação em Sorocaba produzindo células de carga na faixa de 20kgf ~ 200Tf, bem como transmissores de pressão com tecnologia a filme espesso.
Continuando a sua política de inovação e desenvolvimento de novos produtos, a ENGINSTREL lançou no final do ano de 1989, no mercado nacional o primeiro medidor de vazão micro processado.
A ampliação dos recentes avanços da informática na área de instrumentação, possibilitou à ENGINSTREL, fornecer aos seus clientes um medidor de vazão com precisão e confiabilidade, muito além daquela até então encontrada em medidores convencionais.
Para garantir o CONTROLE DE QUALIDADE padrão ENGINSTREL ENGEMATIC, já conhecida de nossos clientes, a empresa concluiu em 1991, a construção de um estande de calibração destinado a aferir todos os medidores de vazão de líquidos.
O estande foi projetado seguindo os mais rígidos critérios da indústria de instrumentação mundial, sendo pontos de destaque sua altíssima precisão e confiabilidade, compatibilização com as normas internacionais ( JIS, DIN, ISA, etc.).
1991, ouvindo as necessidades dos instrumentistas no Brasil, a ENGINSTREL mais uma vez inovou, utilizando seu potencial de pioneirismo no setor de instrumentação e controle de processos, lançou um conversor eletropneumático eletrônico com alta imunidade à interferência eletromagnética e vibração mecânica.
Em agosto de 1991 assinou uma carta de intenção com a Yokogawa para toda a linha de instrumentação, exceto SDCD. Anunciamos no Brasil o acordo em outubro de 1991. Este acordo deveria evoluir para uma Joint Venture, mas devido à mudanças na diretoria da Yokogawa, no Japão, o mesmo foi encerrado no início de 1995.
Ainda em 1995 a Fisher-Rosemount (atual Emerson Process) nos procurou e acabamos assinando um acordo de representação comercial em agosto de 1995 e que durou até outubro de 2010.
Meados de 2005, foi assinado dois contratos promissores, com as empresas KPM – Kajaani Process Measurements e Satron Instruments, ambas finlandesas. A KPM é uma empresa especialista na área de Celulose & Papel, tendo todo o conhecimento para medição e controle de consistência. Já a Satron é especialista em medições rigorosas de pressão e nível em todos os setores da indústria, sendo sua especialidade: Celulose & Papel, Açúcar e Etanol, Químicos, Laticínios, Alimentos e Bebidas.
Em 2012, no segundo trimestre, através de planos e projetos de seus colaboradores e com o aval da diretoria da empresa, a Enginstrel voltou a produzir o medidor de vazão eletromagnético, o conceituado 580 TM, trazendo muito otimismo aos projetistas e instrumentistas do mercado nacional, pois os medidores da Enginstrel nos anos 80 e 90 era a principal referência do mercado nacional.
No ano de 2014, a empresa voltou a calibrar os medidores de vazão para líquidos e gases, com certificação rastreada à RBC e com os melhores prazos e preços do mercado, com a qualidade dos produtos e serviços da Enginstrel Engematic.
No ano de 2016, três ex colaboradores assumem a direção da Empresa para dar continuidade nesta longa trajetória da Empresa, neste mesmo período fechamos algumas parcerias de representação e serviços com outras Empresas para alavancar os negócios.
No ano de 2020, foi feito mais alguns ajustes ficando apenas dois sócios desta nova direção, dando continuidade a parcerias com Empresas de Representação e Prestação de Serviços.